Notícias

Literacia Financeira

No âmbito da educação para a cidadania e desenvolvimento, nos passados dias 30 e 31 de outubro, realizaram-se quatro sessões de formação, subordinadas ao tema Inflação, promovidas pelo Departamento de Ciências Exatas, em parceria com o Banco de Portugal. Esta ação foi destinada aos alunos do 12.º ano e teve como principal desígnio promover a literacia financeira dos estudantes do Colégio Ribadouro, que se encontram no seu último ano do Ensino Secundário.

Nesta sessão, foram explorados tópicos como a importância da estabilidade de preços, métodos utilizados pelo Banco Central Europeu (BCE) para definir a estabilidade de preços, formas de medir a inflação, avaliação dos efeitos da inflação no quotidiano, mecanismos utilizados pelo BCE para influenciar a evolução dos preços e impactos das taxas de juro oficiais do BCE nas taxas de juro na economia.

Saliente-se ainda que, com esta atividade, o Colégio Ribadouro associou-se à Semana da Formação Financeira 2023, que decorreu entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro, uma iniciativa de âmbito nacional, promovida pelo Banco de Portugal, pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e pelos parceiros do Plano Nacional de Formação Financeira.

Os alunos participantes fizeram um balanço muito positivo, fruto da pertinência e atualidade do tema, bem como da oportunidade de verem esclarecidas todas as questões que esta matéria, naturalmente, suscita.

Outros Destaques

Ver todos
Notícias

Promover a saúde mental

Os alunos do Colégio Camões tiveram a oportunidade de, guiados pelo Professor…

Notícias

Lançamento do Livro - Heróis do Mar e da Terra

Criativo, escritor e entusiasta, o nosso aluno do Colégio da Trofa do…