Notícias

Dia Internacional do Celíaco

No dia 16 de maio assinalámos o Dia Internacional do Celíaco e celebrámos o Dia da Consciencialização da Doença Celíaca, enquadrados no mês definido para a sensibilização desta doença. Esta foi uma iniciativa da Associação Portuguesa de Celíacos, da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Colégio Ribadouro e do Serviço de Pediatria e Neonatologia do Centro Hospitalar de Entre-o-Douro e Vouga , em parceria com no a Direção Pedagógica do Colégio.

A doença celíaca (DC) é uma doença crónica, e autoimune, que surge na sequência da ingestão de glúten em indivíduos geneticamente suscetíveis e que se caracteriza por atrofia das vilosidades do intestino delgado, dificultando a absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos. O único tratamento conhecido e eficaz para a doença consiste numa Dieta Isenta de Glúten rigorosa, para toda a vida, a qual requer a eliminação destes cereais. Só assim se permite que o intestino regenere por completo das lesões e o organismo recupere, traduzindo-se na diminuição dos sintomas e na melhoria do estado nutricional do celíaco de forma geral.

A ação de sensibilização e consciencialização da doença celíaca, contou com a presença de alunos, docentes, encarregados de educação, auxiliares educativos e técnicos e com representantes dos bares e da cantina do Grupo Ribadouro. 

Aderimos à iniciativa e viemos vestidos de azul, solidários com esta causa tão nobre. Partilhámos dúvidas e ampliámos conhecimento, cientes da importância de um bom diagnóstico e dos cuidados a ter, em caso de doença celíaca. Estamos solidários com todos os que a têm e agradecemos à Associação Portuguesa de Celíacos e aos diferentes patrocinadores, o maravilhoso lanche que tivemos com produtos isentos de glúten.

Outros Destaques

Ver todos
Notícias

Dia Internacional da Família

No Colégio Ribadouro celebramos o Dia Internacional da Família! Na manhã do…

Notícias

Revista "In Memoriam" da Liberdidade

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de…