Eventos

Dia Internacional das Vítimas do Holocausto

#weremember é o esforço da preservação da memória de quem vivenciou o horror do Holocausto na primeira pessoa. Já restam muito poucos sobreviventes.

Foi há 78 anos que o inferno de Auschwitz se apresentou ao mundo, em toda a sua miséria e desumanização. Se então houve quem duvidasse, quem questionasse a real dimensão da loucura do universo concentracionário nazi, hoje torna-se imperativo continuar a lembrar, a transmitir à nossa sociedade, tão polarizada e assoberbada por ruído na comunicação e por derivas negacionistas, este passado doloroso, mas real. Mais ainda quando se dirige às gerações jovens e em contexto escolar.

Os Colégios do Grupo Ribadouro sempre se pautaram pela valorização da evocação do Dia Internacional das Vítimas do Holocausto, que ocorre a 27 de janeiro. Com uma série de iniciativas que se articulam com  a “Semana das Humanidades” (de 27 a 3 de fevereiro, este ano com o tema de fundo “O Mundo em Transe”), e com colaboração da BE, os alunos de várias turmas do 9.º Ano e do Secundário do Colégio Ribadouro participaram em iniciativas como sessões de cinema, trabalhos de pesquisa ou a organização da exposição patente no hall de entrada de Santa Catarina.

Os alunos do 12.º ano do Colégio Camões, no âmbito da disciplina de História A, deram uma aula aos alunos das turmas de 9.º ano. Cumpriram-se as aprendizagens essenciais, mas sobretudo procurou- se educar para a tolerância e para a paz, tendo em conta o ambiente político internacional que se vive na atualidade. Os alunos participaram com interesse na sessão, colocando questões e, sobretudo, revelando preocupação face ao sofrimento das populações-alvo das investidas nazis. Páginas da história que se preservam, pois com os erros do passado podemos escrever o presente e o futuro de outros modos!

Outros Destaques

Ver todos
Notícias

Dia Internacional da Família

No Colégio Ribadouro celebramos o Dia Internacional da Família! Na manhã do…

Notícias

Revista "In Memoriam" da Liberdidade

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril de…