25 de Abril
A efeméride da Revolução do 25 de Abril foi mais uma vez comemorada pelos nossos alunos. A escola encheu-se com as cores e com os sons de abril.
Envolvendo as turmas do 5.º, do 6.º e do 9.º ano, bem como as turmas de humanidades do secundário, a escola foi convocada a recordar o dia da Liberdade. Para além de uma contextualização do tema feito em contexto de sala aula, através da leitura da obra “O Tesouro”, de Manuel Pina, os alunos contribuíram com desenhos relacionados com a Revolução dos Cravos, participaram na encenação do primeiro comunicado do MFA e a atuação, por parte dos alunos do 5.º e do 6.º ano, das músicas usadas como senhas para a “Operação Fim Regime”. O segundo ciclo teve ainda oportunidade de assistir a uma peça de teatro alusiva à Revolução de Abril. Destacou-se igualmente a participação dos alunos na exposição subordinada ao tema “Um Jardim de Liberdade”, com a elaboração de cravos. Por fim, foi apresentada uma recriação do momento em que a fotografia de Salazar foi apeada por um militar do MFA. As turmas de Humanidades do secundário visualizaram e discutiram o filme “Capitães de Abril” da realizadora e atriz Maria de Medeiros.
As aprendizagens essenciais da disciplina de História e a Educação para a Cidadania foram, assim, mais uma vez convocadas através da criatividade e da participação ativa dos alunos.
Outros Destaques
Ver todosDia Mundial da Alimentação no Colégio Camões
Em prol de modos de vidas mais conscientes e saudáveis, assentes em…
Semana Dedicada à Alimentação Saudável e Acessível para Todos no Colégio da Trofa
No Colégio da Trofa, esta foi uma semana dedicada à celebração da…